Tu És – FHOP Music (Análise da música)
"Tu És" é uma canção do FHOP que reflete o encontro de Jesus com a mulher samaritana junto ao poço de Jacó, conforme narrado no Evangelho de João. A composição teve participação de vários irmãos. Foram estes: Eliaquim Benedito, Ester Carvalho, Isabele de Sousa, Matheus Santana, Patrick Leonardo, Sara Lima, Vinicius Santos. Isso é belíssimo e nos mostra a preocupação dos irmãos em juntos contribuirem para um cântico que esteja sem pontas soltas e alinhado com as Escrituras.
A música destaca a sede espiritual e a provisão de Jesus como a água viva que satisfaz eternamente. Sigamos para a análise!
Junto ao poço estava eu
Quando um homem judeu
Viu a sede que havia em mim
Sem me ouvir, conheceu
E me ofereceu uma água que jorra sem fim
A canção começa contextualizando o cenário bíblico do encontro no poço de Jesus com a mulher samaritana (João 4:6) e assim segue até o final. O encontro é o tema da canção. A letra descreve como Jesus, um judeu, viu a necessidade espiritual da mulher samaritana (João 4:7), muito improvável para a época pois os judeus e os samaritanos não se davam bem, e ainda assim ofereceu a ela a água viva, que representa a salvação encontrada somente nele (João 4:14).
Dá-me de beber, pois tenho sede
Não quero mais buscar em outras fontes
Não precisarei aqui voltar pra minha sede saciar
Uma vez que eu já ouvi Teu falar
A mulher expressa seu desejo de nunca mais buscar em outras fontes, uma alusão que vemos em (Jeremias 2:13), reconhecendo que somente Jesus pode satisfazer a sua sede espiritual (João 6:35).
Tu és por quem a minh'alma esperou
A fonte da vida que me encontrou
És o dom de Deus, o Messias
O meu Salvador
A canção avança para um reconhecimento pessoal de que Jesus é a fonte da vida e o Messias esperado (Salmos 42:1-2, João 4:10). Este reconhecimento culmina em uma declaração de fé em Jesus como o dom de Deus e o Salvador (João 4:25-26).
"Tu És" é uma canção profundamente enraizada nas Escrituras, refletindo fielmente o encontro transformador entre Jesus e a mulher samaritana. A música destaca a provisão de Jesus como a água viva que satisfaz a nossa sede espiritual para sempre.
Com base na análise das letras e suas referências bíblicas respeitando a narrativa e contexto bíblico, não temos dificuldade em poder afirmar que "Tu És" é uma música bíblica e certamente recomendada para o canto congregacional, visto ainda levar uma melodia que contribua para o canto da igreja, promovendo uma adoração centrada em Jesus e na edificação do povo de Deus.