Só porque essa é a tonalidade que a música foi gravada…
Eu realmente admiro o trabalho musical de Matt Redman. Suas canções são consistentemente sólidas teologicamente, musicalmente inovadoras e congregacionais. Seu álbum, "We Shall Not Be Shaken", é fantástico e inclui várias músicas que posso imaginar utilizando em um contexto de culto.
No entanto, muitas de suas músicas são escritas em tonalidades muito altas. Canções mais antigas como "Blessed Be Your Name", "Praise Awaits" e "Nothing But the Blood", bem como as mais recentes como "You Never Let Go", "This Is How We Know", "You Alone Can Rescue" e "How Great Is Your Faithfulness", foram gravadas em Si (B). Isso geralmente significa que o refrão e a ponte estão em uma faixa vocal muito alta, com notas como Ré# (D#), Mi (E) e até Fá# (F#) aparecendo com frequência.
A tonalidade de Si (B) é ótima para Matt, mas não costuma ser adequada para a média das pessoas na congregação.
Eu também admiro muito as músicas de Tim Hughes. Tive a oportunidade de conhecê-lo em Oxford há alguns anos e fiquei impressionado com sua humildade e seu desejo genuíno de escrever músicas que sirvam à Igreja. Seus álbuns também são fontes confiáveis de boas músicas. Mas, mais uma vez, muitas de suas músicas são gravadas em tonalidades altas demais.
Canções recentes como "Happy Day", "Everything" e "Jesus Saves" foram gravadas em Dó (C), o que significa que a congregação é frequentemente desafiada a atingir notas como Mi (E), Fá (F) e até Sol (G) regularmente. Outras músicas são gravadas em tonalidades que se ajustam melhor à voz de Tim do que às vozes médias dos homens e mulheres nos bancos das igrejas.
Chris Tomlin também compõe músicas excelentes para serem usadas no culto, mas elas frequentemente estão em tonalidades quase impossíveis para a congregação se sentir confortável. "Indescribable", por exemplo, foi gravada em Si (B), exigindo que você cante um Fá# (F#) cerca de 40 vezes ao longo da música. "How Great Is Our God" foi gravada em Réb (Db), o que significa que, na ponte, você está alcançando notas como Fá (F) e Fá# (F#). "Holy Is the Lord" foi gravada em Sib (Bb), com o refrão e a ponte frequentemente girando em torno de um Fá (F). "Amazing Grace (My Chains Are Gone)" foi gravada em Sol (G), o que exige atingir um Sol (G) alto no refrão.
Só porque Matt Redman, Tim Hughes ou Chris Tomlin gravaram suas músicas nessas tonalidades, isso não significa que você precisa cantá-las nessas tonalidades.
Reserve um tempo para descobrir a melhor tonalidade para uma música. Minha regra prática é o "Dó ao Dó brilhante" (C to shining C). Isso significa que a nota mais baixa de uma música deve ser, geralmente, um Dó (C) (uma oitava abaixo do Dó central no piano) e a mais alta, uma oitava acima. Ainda uso músicas que podem descer um pouco abaixo de um Dó médio ou subir até um Ré (D), Mib (Eb) ou até um Mi (E) de vez em quando, mas certifico-me de que a música não esteja "pendurada" em notas muito agudas ou muito graves. Acho que a maioria das pessoas se sente confortável entre um Sol baixo (G) e um Dó alto (C) ou Ré (D).
Claro que não podemos limitar a congregação a cantar apenas notas entre um Dó médio e uma oitava acima. É aceitável explorar um pouco mais abaixo ou acima de vez em quando. Mas certifique-se de que isso não aconteça o tempo todo.
Cantar todas as músicas em tons muito baixos pode ter um efeito desanimador, removendo a energia e o impulso.
Cantar todas as músicas em tons muito altos pode fazer com que a congregação pare de cantar.
Depois de descobrir qual tonalidade a música deve ter, transponha-a para baixo e crie uma nova cifra para a sua equipe de louvor. Essa é uma habilidade essencial que você precisa desenvolver, caso ainda não tenha. Um livro básico de teoria musical pode ajudá-lo a aprender como mover músicas para tonalidades mais confortáveis. Enquanto isso, peça ajuda a alguém ou use ferramentas na internet (o serviço SongSelect da CCLI, por exemplo, faz isso) para facilitar o processo.
Mover "Blessed Be Your Name" de Si (B) para Lá (A) significa que os versos ficam um pouco baixos (você atinge um Lá (A) ocasionalmente), mas o refrão e a ponte tornam-se mais confortáveis, permanecendo na faixa Lá-Si-Dó# (A-B-C#).
Mover "Happy Day" de Dó (C) para Lá (A) significa que os versos ficam bem baixos (chegando a um Fá# baixo (F#)), mas o refrão e a ponte deixam de ser dolorosamente altos.
Muitos álbuns de música cristã que compro incluem canções escritas em tonalidades amigáveis à congregação. Sou muito grato por isso. Mas outros álbuns trazem músicas na "zona de conforto" do cantor. Elas são ótimas de ouvir, mas exigem um pouco mais de trabalho da minha parte. Não me importo de transpor uma música para baixo algumas tonalidades, se isso ajudar o maior número possível de pessoas a se unirem ao louvor.
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