Pronto para a igreja: 5 Maneiras de estar presente na adoração comunitária
Faço exercícios várias vezes por semana em um parque no centro da cidade com um grupo de homens. Um dia, reclamei com meu parceiro de treino que não tinha aproveitado muito o treino do dia. Ele respondeu: "Bem, é possível que você não tenha aproveitado muito porque não se esforçou muito."
Doeu. Mas ele estava certo.
A forma como experimentamos a adoração coletiva na igreja pode seguir o mesmo padrão. Podemos não receber muito dela porque, francamente, investimos pouco. Estamos fisicamente presentes, mas espiritualmente desligados.
O desengajamento na adoração tem sido um grande pecado entre o povo de Deus desde o início. Deus disse por meio do profeta Isaías: "Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos ensinados por homens," (Is 29:13). Setecentos anos depois, Cristo reiterou as palavras de Isaías: "Em vão me adoram" (Mt 15:9).
Que avaliação mais terrível poderia uma pessoa ouvir daquele a quem presume adorar do que essa? No entanto, todos nós somos provavelmente mais culpados dessa vaidade do que gostaríamos de admitir. É fácil seguir mecanicamente os momentos de adoração sem envolver o coração.
Aqui estão cinco princípios que podem nos ajudar a investir mais na adoração comunitária.
1. Prepare-se com antecedência
Domingo pode ser um dia de descanso para os cristãos, mas estou convencido de que é o dia em que Satanás mais trabalha. Se ele não conseguir semear discórdia em sua casa, ao menos fará com que você esqueça onde deixou as chaves antes de sair para a igreja. Ele pode não conseguir impedir seu corpo de ir à igreja, mas fará de tudo para manter seu coração em qualquer outro lugar.
Não podemos evitar todos os problemas, mas um pouco de preparação ajuda muito. Organize suas roupas e oferta com antecedência e tome café da manhã para que seu estômago não fale mais alto que o pregador.
Para a preparação espiritual, quanto mais buscamos o Senhor durante a semana, mais compreenderemos e aproveitaremos os domingos. Nossa igreja disponibiliza antecipadamente as passagens bíblicas e músicas do culto. Revisá-las ajuda a se familiarizar e estar pronto para encontrar Deus antes mesmo de chegar à igreja. Nosso coração se inflama mais facilmente na adoração quando os carvões já estão quentes.
2. Lembre-se de que Deus é o objeto da nossa adoração
Dizemos que nos reunimos para adorar a Deus, mas quantas vezes nossa reflexão pós-culto revela outra mentalidade? Gostei do sermão? A música era do meu estilo? Vi alguém que me agradou? Essas perguntas revelam a observação de Martinho Lutero de que o homem é "curvado sobre si mesmo".
Quando nos concentramos apenas em nossa experiência, perdemos a bênção de nos maravilharmos com Alguém infinitamente maior do que nós. Se a adoração for sobre nossa experiência, e não sobre a glória de Deus, colocamos a nós mesmos no lugar dEle.
Devemos lembrar que o objeto da nossa adoração é Deus. Ele olha além da aparência exterior para o coração (1Sm 16:7).
3. Seja participante, não espectador
Muitas igrejas reproduzem um modelo vicariante de adoração, onde a congregação apenas assiste ao líder de louvor ou ao pregador. No entanto, não somos chamados para ser espectadores, mas participantes.
Lute contra distrações: concentre-se em Deus, não nas circunstâncias ao seu redor.
Cante com o coração: sua voz pode não ser perfeita, mas Deus se agrada da adoração sincera.
Engaje-se com o sermão: leia a passagem antes, mantenha a Bíblia aberta e tome notas.
Aplique o sermão na vida: o verdadeiro trabalho começa quando saímos da igreja.
4. Seja um incentivador constante
Hebreus 10:25 nos lembra da importância da adoração corporativa, mas o versículo anterior enfatiza a necessidade de encorajar uns aos outros (Hb 10:24). Devemos ser intencionais em cuidar uns dos outros e apontar para Cristo.
5. Acolha os visitantes
A maioria de nós sabe como pode ser intimidador visitar uma nova igreja. Pequenos gestos de hospitalidade podem fazer toda a diferença. Não deixe a insegurança impedi-lo de cumprimentar alguém, convidar para sentar ao seu lado ou até para um almoço.
Se deseja investir mais na adoração, lembre-se: Jesus veio buscar adoradores (Jo 4:23). O Pai procura adoradores, e o Espírito nos capacita para adorá-lo. Que possamos adorá-lo plenamente no próximo culto!
Se você é líder ou membro da equipe de música da sua igreja, participe da nossa comunidade e cresça ao lado de outros irmãos comprometidos em servir suas igrejas na área do canto congregacional. Clique aqui para saber mais!