Porque Ele Vive - Harpa Cristã (Análise do hino)
"Porque Ele Vive" é um dos hinos mais conhecidos e amados da igreja, escrito por Bill e Gloria Gaither em 1971. O casal Gaither compôs o hino em um momento de incertezas e desafios pessoais, refletindo sobre a esperança que a ressurreição de Jesus Cristo traz em meio às dificuldades. Certamente sua igreja já cantou em algum momento. Se não, é uma daquelas composições que precisam fazer parte do repertório da sua igreja.
A mensagem do hino tem atravessado gerações, sendo traduzido para diversos idiomas e usada amplamente em cultos ao redor do mundo como um lembrete da vitória de Cristo sobre a morte e da segurança que encontramos na Sua promessa de vida eterna.
1. Qual mensagem o hino comunica?
O hino transmite a segurança, esperança e confiança que nós, como igreja, temos devido à ressurreição de Jesus, afirmando que a vitória de Cristo sobre a morte remove o medo e dá certeza de vida eterna. A mensagem central da letra está enraizada na ressurreição de Jesus como fundamento da fé cristã (1 Coríntios 15:17-20).
2. Quanto da letra está alinhado com as Escrituras?
Primeira estrofe
Deus enviou Seu Filho Amado
Para nos salvar e perdoar
Na cruz, morreu pelos meus pecados
Mas ressurgiu E vivo com o Pai, está
Linha 1: Refere-se ao propósito do Pai em enviar Jesus para salvar a humanidade (João 3:16; Romanos 8:32).
Linha 2: Aponta para a obra redentora e o perdão dos pecados por meio de Cristo (Mateus 1:21; Efésios 1:7).
Linha 3: Fala da expiação de Cristo na cruz, que é central no Evangelho (1 Pedro 2:24; Isaías 53:5).
Linha 4: Declara a vitória de Cristo sobre a morte, conforme ensinado em 1 Coríntios 15:3-4, e afirma que Cristo ressuscitou e está à direita do Pai (Romanos 8:34; Hebreus 7:25).
Refrão
Porque Ele vive, posso crer no amanhã
Porque Ele vive, temor não há
Mas eu bem sei, eu sei, que a minha vida
Está nas mãos do meu Jesus Que vivo, está
Linha 1: Afirma a esperança baseada na ressurreição de Jesus (1 Pedro 1:3; Jeremias 29:11).
Linha 2: Relaciona-se à confiança e coragem que os cristãos têm por causa de Jesus (Hebreus 2:14-15; 2 Timóteo 1:7).
Linha 3: Fala da segurança eterna garantida pela obra de Jesus (João 10:28-29; Romanos 8:38-39).
Linha 4: Reflete o cuidado soberano de Jesus sobre Seus seguidores (Salmos 31:15; Apocalipse 1:17-18).
Segunda estrofe
E quando, enfim, chegar a hora
Em que a morte enfrentarei
Sem medo, então, terei vitória
Irei à glória, ao meu Jesus Que vivo, está
Linha 1: Reconhece a realidade da morte, mas com esperança em Cristo (Salmos 23:4; Filipenses 1:21).
Linha 2: Fala da coragem diante da morte, conforme 1 Coríntios 15:55-57.
Linha 3: A morte não é o fim, por isso não temos medo. Pois é uma transição para a glória eterna onde nos foi prometido um futuro sem dor, lágrimas ou morte. (Filipenses 1:21, Romanos 8:37; Apocalipse 21:4).
Linha 4: Descreve a promessa de vida eterna e o encontro com Cristo (1 João 3:2; 1 Tessalonicenses 4:17).
A letra é sólida teologicamente e fiel às Escrituras, celebrando a ressurreição de Cristo e suas implicações para a vida cristã. Ela é um hino de esperança e triunfo, fundamentado no Evangelho.
3. Como um descrente interpretaria a música?
Embora a música utilize termos mais conhecidos por nós cristãos, um ouvinte não-cristão certamente compreenderá a mensagem de forma geral:
A música fala de Jesus, alguém que por causa de nossos pecados, entregou Sua vida por nós na cruz, venceu a morte, e que por isso, temos Nele esperança para uma nova vida. É o Evangelho cantado!
Ela também menciona como crer na ressurreição de Cristo nos traz força e coragem para enfrentar os desafios da vida, especialmente quando lidamos com a realidade da morte.
4. O que a música glorifica?
O hino glorifica a obra de Cristo, particularmente Sua ressurreição e poder salvador. Destaca Sua vitória sobre a morte e o impacto disso na vida daqueles que creem.
Comentário final
O hino Porque Ele Vive é biblicamente sólido e teologicamente rico. Ele exalta a ressurreição de Cristo e oferece encorajamento aos cristãos para viverem sem medo diante da realidade da dor e da morte, com esperança no futuro. Sua mensagem é ao mesmo tempo pessoal e congregacional, sendo ideal para momentos de adoração coletiva.
Para o momento do culto, se aplica especialmente para os cultos de Ceia e da Páscoa, por exemplo. Por isso, é certamente um hino recomendado para o repertório da sua igreja local.
Descubra como ter um repertório mais bíblico e organizado para a sua igreja. Com músicas divididas por temas, referências bíblicas e intensidade, você terá segurança e clareza na escolha das canções que exaltam a Cristo e edificam a igreja.