Por que músicos cristãos precisam ler livros de teologia
A importância do estudo bíblico para equipes de louvor
Ao longo das últimas décadas, tenho observado que muitos músicos cristãos não têm o hábito de ler livros de teologia. Claro, essa é uma afirmação generalizada, e há exceções, mas, de modo geral, quando pergunto a músicos o que estão lendo, raramente mencionam livros teológicos como Teologia bíblica da adoração de David Peterson, A Cruz de Cristo de John Stott, ou O Conhecimento de Deus de J.I. Packer.
Muitos preferem livros seculares, bestsellers de negócios, novelas ou revistas de música. Alguns acreditam que a teologia é apenas para estudiosos e que ler esses livros é uma perda de tempo. Outros veem a teologia como algo que gera divisões e preferem focar em simplesmente ajudar as pessoas a adorar a Jesus.
No entanto, a questão fundamental é: como podemos ajudar outros a adorar Jesus sem uma visão clara de quem Ele é e do que Ele fez? Não podemos adorar um Deus que não conhecemos, e é através do estudo da teologia que aprofundamos nosso conhecimento dEle.
A teologia é, na essência, o estudo de Deus, e todo cristão, seja músico ou não, é um teólogo. A diferença é se somos bons ou maus teólogos. Somos bons teólogos quando nossas crenças e declarações sobre Deus estão alinhadas com a totalidade das Escrituras. Somos maus teólogos quando nossas visões sobre Deus são vagas, distorcidas ou baseadas em nossas próprias opiniões.
A teologia é, na essência, o estudo de Deus, e todo cristão, seja músico ou não, é um teólogo.
Alguns músicos afirmam que a música fala mais profundamente sobre Deus do que palavras, dedicando mais tempo à prática musical do que à leitura da Bíblia ou de livros que explicam as Escrituras. Eles veem a música como algo que expande a mente e abre o coração, mas, sem palavras, a música não pode comunicar verdades essenciais sobre Deus, como Sua autoexistência, a expiação substitutiva de Cristo ou a natureza da Trindade.
Para compreender esses conceitos, precisamos ler a Bíblia e estudar teologia. Por mais que a música enriqueça nossa experiência de adoração, ela não substitui o conhecimento sólido da Palavra de Deus. Músicos com uma compreensão teológica sólida conseguem levar suas equipes de louvor a um patamar mais profundo e significativo de adoração.
Felizmente, há um número crescente de músicos que reconhecem a importância do estudo teológico e estão buscando mudar essa realidade. Ainda assim, a ignorância teológica entre músicos cristãos é um desafio que precisa ser enfrentado.
Quer uma equipe de louvor madura biblicamente e mais comprometida com a igreja local? Conheça a Plataforma Cante as Escrituras e se torne um aluno hoje mesmo!
Por: Bob Kauflin. Traduzido e publicado com autorização. Publicado originalmente em Worship Matters.