Igreja - Purples (Análise da música)
A música "Igreja", da banda Purples, que contou com participação do Projeto Sola na sua gravação, tem uma letra que carrega uma poderosa declaração sobre o papel e a identidade da igreja como revelado nas Escrituras. Cada linha da letra está profundamente enraizada em referências bíblicas que descrevem a missão, o chamado e a natureza do povo de Deus: a Igreja.
A letra começa questionando "onde estão" aqueles que foram chamados para ser pescadores de homens e lavradores no campo do Senhor, referindo-se ao chamado de Jesus aos seus discípulos para evangelizar e semear a Palavra de Deus. Essas imagens ecoam a ordem de Cristo para seguir Seu exemplo que veio para buscar e salvar os perdidos (Mateus 4:19; Lucas 19:10).
Em seguida, a música destaca a igreja como um "corpo em serviço e amor", reforçando a metáfora paulina de que a igreja é o corpo de Cristo, composta por muitos membros que trabalham em unidade (1 Coríntios 12:27). A igreja é também descrita como "a casa do Espírito", onde Deus habita em Seu povo (1 Coríntios 3:16), e "o braço estendido do Pai", indicando a manifestação ativa de Deus no mundo através da igreja (2 Coríntios 6:16).
O lugar da igreja como a "noiva de Cristo" é lembrado, mostrando que a igreja não só deve pregar a Palavra, mas viver de acordo com ela, até que Cristo volte (Efésios 5:25-27; Mateus 24:14). A missão contínua de proclamar o reino até que Cristo venha é um lembrete constante da responsabilidade da igreja de ser uma luz para as nações (Mateus 5:14-16).
A música então encerra com uma declaração da sua identidade: a igreja é uma "eleita geração, sacerdócio real e santa nação" (1 Pedro 2:9). Isso ressalta a vocação especial dos crentes para glorificar a Deus e proclamar Suas maravilhas, tendo sido resgatados das trevas para a luz.
Em resumo, a música "Igreja" da Purples é uma canção rica em teologia, que nos chama a refletir sobre nossa identidade e missão como o povo de Deus aqui na Terra. Ela nos desafia a sermos crentes fiéis ao nosso chamado, vivendo como o corpo de Cristo e proclamando o reino de Deus até que Ele venha.
Certamente, uma excelente escolha para o repertório da sua igreja para se cantar, por exemplo, após um sermão que fale sobre a natureza da igreja, sobre missões… pode ser também uma ótima escolha para um dia de batismos, por exemplo.