Eu me rendo - Renascer Praise (Análise da música)
"Eu Me Rendo" é uma música do grupo Renascer Praise, composta por Paula Aguiar e Marcio Foffu. Esta música é bastante conhecida e clássica no repertório de muitas igrejas no Brasil.
A letra do cântico começa com uma declaração de clamor a Deus, reconhecendo que tudo vem dEle e está nEle, o que reflete Tiago 1:17, "Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação." A ideia de caminhar na direção de Deus e ser guiado por Ele lembra também Provérbios 3:6, "Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas."
Logo em seguida, a afirmação de que o amor de Deus jamais nos deixará encontra amparo bíblico em Romanos 8:38-39, que diz: "Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa em toda a criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor." A esperança de um novo amanhã preparado por Deus é ecoada em Jeremias 29:11, "Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro."
Quando chega na parte da música que fala sobre rendição aos pés de Jesus e encontrar refúgio nEle, nós vemos em Salmos 46:1 que Ele é o nosso refúgio e Fortaleza, socorro bem presente na angústia. Veja, Deus nunca prometeu que não passaríamos por lutas, mas Ele prometeu que seria o nosso refúgio e que estaria não só presente, mas BEM presente, enfatizando que sim, Ele está conosco em todos os maus momentos de nossas vidas deste lado da eternidade.
Depois, nos deparamos com a expressão de que Jesus é tudo o que precisamos para viver, que está alinhada com Filipenses 4:19, "O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus."
Com base na análise da letra lado a lado com a Bíblia, podemos afirmar que "Eu Me Rendo" é uma música bíblica sem dúvida! Além de que sua musicalidade contribui para o canto congregacional. É uma boa música para se ter no repertório da sua igreja para falar sobre a soberania, o amor e o cuidado de Deus, nos incentivando a nos rendermos e confiarmos plenamente no cuidado e amor do nosso bondoso Jesus.