Somos criaturas de hábitos. Se não encontramos formas de nos lembrarmos do porquê fazemos o que fazemos, somos inclinados a irmos levando simplesmente, senão a adotar uma motivação subjacente completamente nova. O que pode ser especialmente perigoso na adoração.
Para o compositor e líder de louvor Matt Redman, esta lição veio através de uma experiência excepcional que foi tanto pessoal como coletiva. No fim dos anos 90, um pregador na igreja de Redman em Watford, Inglaterra, sentia que as reuniões de adoração estavam espiritualmente sem vida e a adoração não estava fluindo do coração como deve ser a verdadeira adoração Cristã.
“Faltava uma dinâmica”, diz Redman, “então o pastor fez algo corajoso. Ele decidiu se livrar do sistema de som e da banda por um tempo e então nos reunimos juntos apenas com nossas vozes. O seu ponto era que havíamos perdido nosso caminho na adoração e que o caminho de volta para a essência era remover tudo”.
Mais do que uma canção
Durante esse tempo, o pastor desafiou a congregação a serem participantes na adoração, não consumidores. Para virem prontos para engajarem com Deus por eles mesmos, de coração, não apenas assistir com seus olhos. Ele queria que eles viessem como adoradores, não como quem vai a um show. Uma vez que a banda e o sistema de som foram removidos isso proporcionou um tempo inesquecível na vida da igreja conforme eles cantavam apenas a capella—e uma lição inesquecível sobre adoração.
“Em pouco tempo”, diz Redman, “fomos reintroduzindo os músicos e o sistema de som, conforme ganhamos uma nova perspectiva de que a adoração é tudo sobre Jesus e ele ordena uma resposta no mais íntimo de nossas almas não importa a circunstância ou contexto. [A canção] ‘A Essência da Adoração’ simplesmente descreve o que aconteceu”.
Tudo sobre Jesus
Imagine a experiência de cantar, “Quando a música esmorece e o resto desaparece simplesmente a Ti me achego. . . . Mais profundo busca, Senhor. . . . Queres meu coração”. Boa música, batidas empolgantes, músicos talentosos, até mesmo os amigos e entes queridos com os quais adoramos—são coisas boas e maravilhosas no contexto da adoração congregacional. E ainda assim quando nos concentramos neles, ao invés de Jesus, nós perdemos a essência da adoração.
Jesus disse a mulher Samaritana em João 4.24. “Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. A essência da adoração não são as muitas coisas boas externas, mas o coração e a mente. Espírito e verdade. Nosso espírito, movido pelo Espírito Santo, na adoração sobre as coisas verdadeiras sobre Deus, seu Filho e seu evangelho.
A essência da adoração é o nosso coração se deleitando em Jesus e expressando louvor a ele pelas coisas verdadeiras que as Escrituras nos ensinam sobre quem ele é o que ele realizou por nós. É, então, “tudo sobre” Jesus, não nós. Ela nos envolve, mas estamos na periferia. Ele está no centro. Ele é o foco. São os seus mandamentos que nós consideramos primeiro, não nossas preferências. A canção de Redman é sobre reajustar o foco e o centro e nos lembrar do porquê adoramos—e a quem adoramos.
Voltando
Também é uma canção de arrependimento e nova consagração, não apenas na adoração, mas em toda a vida. Periodicamente, todos precisamos de uma checagem da alma. “Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia” (1 Coríntios 10.12). Somos tão facilmente distraídos das coisas principais—especialmente da pessoa principal, Jesus. Ouça essas palavras em um espírito de adoração e com um coração de arrependimento pelo quão inclinados nós somos a nos desviar e quão frequentemente esta tem sido não apenas a história de Matt Redman, mas a nossa própria.
Jesus é grandemente honrado quando voltamos, com a ajuda do Espírito Santo, à essência da adoração vez após vez.
Essência da Adoração[1]
escrita por Matt Redman
Quando a música esmorece e o resto desaparece
Simplesmente a Ti me achego
Ansiando oferecer algo de valor
Pra abençoar Teu coração
Mais que uma canção eu Te darei
Pois apenas uma canção não é o que queres de mim
Mais profundo busca, Senhor
Do que os olhos podem ver
Queres meu coração
Estou voltando à essência da adoração
E a essência és Tu
A essência és Tu, Jesus
Oh, me perdoa pelo que eu fiz dela
Quando a essência és Tu
A essência és Tu, Jesus
Rei de imensurável valor, ninguém pode expressar
O quanto és digno
Embora eu seja pobre e fraco, tudo que tenho é Teu
Cada fôlego meu
Mais que uma canção eu Te darei
Pois apenas uma canção não é o que queres de mim
Mais profundo busca, Senhor
Do que os olhos podem ver
Queres meu coração
Estou voltando à essência da adoração
E a essência és Tu
A essência és Tu, Jesus
Oh, me perdoa pelo que eu fiz dela
Quando a essência és Tu
A essência és Tu, Jesus
Por: David Mathis. © Cante as Escrituras. Traduzido com autorização. Todos os direitos reservados. Tradução: Alex Motta. Revisão: Filipe Castelo Branco. Original: