É possível ser cristão e negar a Trindade?
Recentemente, publicamos um vídeo no Instagram comentando uma fala de Carlos Moysés, líder do grupo Voz da Verdade, que nega a doutrina da Trindade. Isso gerou muitas dúvidas sobre a seriedade do assunto e se é problemático cantar músicas de autores que rejeitam uma doutrina básica da fé cristã. Para esclarecer essa questão, publicamos este artigo onde é respondido se é possível ser cristão e, ao mesmo tempo, negar a Trindade.
Pergunta: É possível ser cristão e negar a Trindade?
Um mórmon me fez essa pergunta há alguns anos e, ao longo do tempo, tenho feito essa mesma pergunta a diversas pessoas na igreja. Quero saber sua opinião: É possível se tornar cristão negando a doutrina da Trindade?
Resposta:
Eu responderia "Não". Se você não acredita na Trindade, então você não entende quem Deus é. Você pode até usar a palavra "Deus", mas não compreende Sua natureza. Além disso, você não conseguiria entender quem Cristo é de fato — Deus em carne humana. A Encarnação de Cristo é um componente essencial do evangelho bíblico, como está claro em João 1:1-14 e em muitas outras passagens das Escrituras. Negar a Trindade é negar a Encarnação, e negar a Encarnação é ter uma compreensão errada do verdadeiro evangelho.
Digo isso ciente de que tal resposta não impacta apenas grupos como os mórmons, mas também alguns dentro do movimento pentecostal, especificamente os chamados Pentecostais do Nome de Jesus ou "Somente Jesus". Esses indivíduos sustentam uma forma de modalismo, ensinando que Deus assume modos diferentes: ora como Pai, ora como Filho, ora como Espírito Santo, mas nunca como as três Pessoas simultaneamente. Essa visão também é deficiente e herética, pois nega a distinção entre as Pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
A mesma questão pode surgir em relação ao nascimento virginal de Cristo. É possível que uma pessoa se torne cristã sem inicialmente conhecer os detalhes do nascimento virginal. No entanto, essa pessoa naturalmente presumiria que Jesus Cristo teve um nascimento único, já que Ele é tanto Deus quanto homem. Mas se alguém, após conhecer essa doutrina, a rejeita, então está simultaneamente negando a divindade de Cristo e, por extensão, a doutrina da Trindade. Isso revela que essa pessoa não compreende verdadeiramente o evangelho e, portanto, não pode ter experimentado uma verdadeira salvação.
Se você é líder ou membro da equipe de música da sua igreja, participe da nossa comunidade e cresça bíblica e teologicamente na área da adoração ao lado de outros irmãos comprometidos em servir suas igrejas. Clique aqui para saber mais!