Como um líder de louvor deve conduzir a igreja?
Há algum tempo, recebi um e-mail de Paul perguntando:
"Uma das funções centrais de uma banda de louvor é ajudar a congregação a cantar. Você tem algum conselho sobre como uma banda de louvor pode melhor conduzir a congregação? Que tipo de coisas posso dizer aos meus instrumentistas e vocalistas para ajudar o povo a começar no momento certo de uma música ou verso? Como você, de maneira geral, encorajaria o canto congregacional?"
A pergunta de Paul destaca uma das diferenças entre liderar um grupo de pessoas a louvar a Deus de coração e simplesmente tocar e cantar músicas para elas. Embora as pessoas possam certamente acompanhar enquanto tocamos, é útil deixar claro que esperamos que elas cantem. Se você canta as músicas exatamente da mesma maneira sempre, a condução da congregação não é um grande problema. Mas se você costuma variar (repetir um verso, cantar o refrão duas vezes, voltar a uma parte diferente da música, etc.), as pessoas precisam saber para onde você está indo. Conduzi-las é uma maneira de fazer isso. Aqui estão algumas dicas:
Dê instruções de forma clara
Ao discutir os benefícios da profecia em comparação com as línguas, Paulo escreve em 1 Coríntios 14:7-8: “É assim com instrumentos inanimados, como a flauta ou a harpa, quando emitem sons. Se não emitirem sons bem distintos, como se poderá reconhecer o que se toca na flauta ou na harpa? Pois também se a trombeta der som incerto, quem se preparará para a batalha?” Em outras palavras, a clareza importa.
Quanto menos tempo as pessoas gastarem tentando descobrir para onde estamos indo em uma música, mais tempo terão para exaltar a Cristo em suas mentes e corações. Isso significa que eu não devo balbuciar ou falar algo muito rápido. Também significa que, se diferentes partes de uma música começam com a mesma frase, eu devo dizer algo além das palavras iniciais para que as pessoas saibam o que vamos cantar a seguir. Geralmente, se eu não digo nada, as pessoas (incluindo o responsável pela projeção) devem antecipar que estou indo para a próxima parte da música.
Tenha tempo suficiente para dar as instruções
Tentar dar uma direção verbal na última hora não só me faz soar apressado, mas também não ajuda ninguém. Devo ter uma noção de quanto tempo são os espaços na música. Além disso, não preciso dizer a primeira linha completa para que as pessoas saibam o que vamos cantar. Dizer duas ou três palavras funciona, ou até mesmo, “2ª estrofe”.
Não dê instruções muito cedo
Já cometi o erro de dar uma direção logo após o fim de uma seção da música, deixando as pessoas com oito compassos para tentar descobrir quando deveriam entrar. Nesse ponto, elas geralmente já tentaram cantar ou esqueceram o que eu disse.
Não conduza apenas a banda, conduza a congregação também
Alguns líderes desenvolvem sinais elaborados para indicar à banda o que vem a seguir, mas deixam a congregação sem saber o que está acontecendo. Por isso, geralmente prefiro dar instruções verbais ao invés de visuais. Uma exceção é quando estou sinalizando à banda que vamos cantar à capela ou encerrar a música, coisas que a congregação não precisa saber com antecedência.
Varie a música para indicar quando deseja que as pessoas cantem ou esperem
Instruções musicais podem ser tão eficazes quanto as verbais. Você pode aumentar o volume da banda, retardar levemente o ritmo ou variar as mudanças harmônicas para indicar que é hora de cantar. Por exemplo, você pode conduzir ao primeiro acorde com uma escala ascendente no baixo. Se quiser que as pessoas esperem para entrar, mantenha a instrumentação suave e esparsa.
Varie as instruções
A maioria de nós tende a fazer o que é mais eficiente. Mas a "eficiência" pode tirar a vida do canto congregacional. Para variar, você pode fazer um comentário sobre o que está prestes a cantar. Antes do quarto verso de "Só em Jesus" (Não há mais culpa, nem pavor), eu poderia dizer: “Esse é o efeito do evangelho!” Você também pode cantar uma instrução em vez de falá-la. Ou simplesmente aproximar-se do microfone.
Pense no tom, assim como no conteúdo
Alguns líderes soam como se estivessem dando comandos militares quando dão instruções. Conduzir a congregação pode ser uma oportunidade para transmitir fé e compreensão às pessoas, além de dar direcionamentos.
Não dê instruções em excesso
Liderar é como dar direções em uma viagem. Você só precisa falar algo quando há uma curva. Não é necessário destacar cada loja, posto de gasolina ou ponto de referência pelo caminho. Dê às pessoas uma pausa nas suas interrupções (essa é uma lição que continuo aprendendo). Mas esteja presente quando for necessário fazer uma curva.
Para desenvolver suas habilidades de liderança de louvor e aprender a conduzir sua equipe e congregação com excelência, inscreva-se na nossa plataforma Cante as Escrituras e comece a transformar o louvor em sua igreja!