Como fazer para melhorar a minha voz?
Essa pergunta é do Joe. Apreciei seu desejo de crescer na habilidade de cantar, muitas vezes negligenciada.
Como um futuro pastor pode melhorar sua voz para estar preparado para liderar o canto congregacional se ele for chamado para uma igreja pequena onde ele é o único membro da equipe?
Tomei a liberdade de perguntar a algumas pessoas vocalmente talentosas das igrejas Sovereign Grace como elas responderiam a essa pergunta, e aqui estão algumas de suas respostas, começando com aquelas que exigem menos tempo.
1. Cante em casa, tirando a letra da música e cantando apenas em AH ou OH para que a voz se abra e fique confortável. Mais tarde, acrescente as palavras.
2. Pratique o canto dos Salmos em sua devoção diária ao Senhor. Manter a simplicidade e cantar com mais frequência pode ajudar a fortalecer a sua confiança em público.
3. Encontre um professor de canto que o acompanhe em uma aula inicial para descobrir a principal área problemática a ser trabalhada. Geralmente, ela envolve a respiração ou a tensão. Peça ao professor de canto alguns exercícios para trabalhar. Você poderia se encontrar com esse professor a cada três meses (ou uma vez por mês, se o tempo permitir) para ver como está progredindo.
4. Adquira o CD "Complete Warm-up" do The Vocal Coach (um site americano de antigos CDs para trabalhar a voz) para trabalhar com ele. Eu sugeriria de 20 a 30 minutos por dia, no mínimo, se quiser ver progresso em sua voz.
5. Faça um curso de voz em uma faculdade comunitária ou algumas aulas de voz aplicada por um semestre. Obter uma avaliação honesta sobre as maneiras de melhorar sua voz será uma bênção para todos a quem você servir. Normalmente, é útil ter alguém que ofereça instrução e observação por 30 minutos a cada semana e, em seguida, voltar para casa para praticar diariamente com aquecimento, bom alinhamento corporal (postura) e aprender algumas habilidades básicas de respiração profunda, apoio da respiração, controle da respiração, projeção, posicionamento das vogais e ressonância.
6. Se quiser envolver a igreja, organize um seminário no sábado de manhã sobre o tema do canto congregacional e peça aos membros da igreja que participem, tanto jovens quanto idosos. Convide alguém que seja talentoso no treinamento vocal para vir e servir, ensinando à congregação alguns princípios básicos do canto em conjunto. Quando a visão pastoral do canto congregacional é transmitida, juntamente com bons hábitos de produção vocal, isso ajuda todos a desfrutar de um dos grandes privilégios que temos como resultado do Evangelho: cantar juntos os louvores de Deus.
A única reflexão que gostaria de acrescentar é que, em nenhum lugar das Escrituras, Deus sugere que liderar a adoração congregacional requer uma voz solo melhor do que a de todos os outros. Se isso fosse verdade, eu teria perdido meu emprego anos atrás. Nossa responsabilidade é liderar a congregação no canto, não fazer com que eles simplesmente admirem nossa voz. Entretanto, saber algo sobre técnica vocal pode nos ajudar a cantar mais alto, mais fácil e por mais tempo, além de tornar a experiência mais agradável para as pessoas ao nosso redor. É uma falta de visão pensar que não faz diferença a forma como cantamos. É igualmente tolo pensar que adorar a Deus em espírito e verdade depende disso.
No dia 03 de Abril, nós do Cante as Escrituras iremos lançar o nosso curso completo de canto, do zero ao avançado. Entre em nossa lista VIP para ficar por dentro e não perder a promoção de lançamento.