Blog Cante as Escrituras

Blog Cante as Escrituras

Share this post

Blog Cante as Escrituras
Blog Cante as Escrituras
A presença — Eliane Fernandes (Análise da música)
Copiar link
Facebook
Email
Notes
Mais

A presença — Eliane Fernandes (Análise da música)

fev 29, 2024
∙ Pago
Compartilhar

A história de Davi é fascinante. Por um lado, ele foi rei e compositor de diversos Salmos, responsável inclusive por inserir a música no culto. Por outro, ele usou da sua autoridade para enviar um homem para ser morto na linha de frente de batalha, só para poder ficar com a sua mulher. De adorador a homicida, este homem foi conhecido como “um homem segundo o coração de Deus”.

Mas será que este título veio como um reconhecimento do seu caráter?

A primeira vez que ouvimos este termo sendo usado é em 1 Samuel 13:14. Neste texto, o rei Saul está sendo repreendido por Samuel após oferecer sacrifícios a Deus. E no contexto da reprovação, Samuel diz para Saul que o seu reinado não permaneceria por ter desobedecido a um mandamento do Senhor. E por isso, Deus já havia escolhido um homem segundo o seu coração. A intenção aqui é mostrar como Saul havia sido escolhido segundo um pedido do povo de Israel, segundo o coração dos homens (1 Sm 8:6,7). Mas, agora, Deus escolheria um homem segundo o seu coração.

Logicamente, pensaríamos: Deus buscou alguém e encontrou Davi, e viu nele um homem segundo o seu coração. Acontece que nessa altura, Davi ainda nem tinha nascido. Logo, a frase não é inicialmente um reconhecimento do caráter de Davi, mas uma afirmação a respeito de quem Deus ia escolher para ser o rei, em direta oposição ao povo que havia escolhido Saul segundo o coração deles.

É claro que ao lermos a história de Davi, vemos diversas características suas que mostram como que ele era um homem segundo o coração de Deus. Mas, o resumo desse título está em Atos 13:21,22, onde Paulo inclusive explica justamente essa comparação entre Saul e Davi:

Então eles pediram um rei, e Deus lhes deu Saul, filho de Quis, da tribo de Benjamim, e isto durante quarenta anos. E, tendo tirado Saul, levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: “Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.”

Em última instância, Davi foi escolhido antes do seu nascimento para fazer toda a vontade de Deus.

Faço todo esse resumo pois a música de hoje tratará de Davi, justamente por ter sido chamado de “um homem segundo o coração de Deus”. Vamos à letra.

Esta publicação é para assinantes pagos.

Already a paid subscriber? Entrar
© 2025 Cante as Escrituras
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar

Copiar link
Facebook
Email
Notes
Mais